ALIMENTADOR PARA ABELHAS SEM FERRÃO

As Jandaíras como as abelhas em geral se alimentam de vitaminas encontradas no mel e de proteínas encontradas no pólen. Ocorre que nem sempre há alimento no campo, e em época de pouca ou quase nenhuma florada, surge a alternativa da alimentação artificial de manutenção. Há diversos tipos de alimentos e de alimentadores para a realização do suplemento alimentar. Dentre a variedade de alimentos julgo que o mais prático e eficiente é o xarope de água e açúcar na proporção de 50% de água e 50% de açúcar. Quanto aos alimentadores já usei vários tipos, desde copinhos de café, de iogurte, embebidos com algodão para evitar o afogamento das abelhas, de bebedouros de passarinhos, todos eles introduzidos dentro da caixa racional. Utilizei também o alimentador coletivo do Dr. Keer, (foto) que apesar da praticidade, pois alimenta uma grande quantidade de abelhas em pouco tempo, na minha visão, tem algumas desvantagens importantes. Uma delas é que deixando uma solução açucarada ao ar livre atrai não apenas nossas abelhas, mas, também, as Apis melifera que vivem por perto, possibilitando ferroadas e saques. Ocorre ainda uma disputa muito grande pelo xarope entre as próprias abelhas do meliponário havendo em conseqüência muita briga com uma mortandade significativa. Hoje utilizo o alimentador interno que foi desenvolvido por Luiz Augusto Bonacossa Caldas, médico e criador de abelhas Jataís na cidade do Rio de Janeiro. Com algumas adaptações efetuadas em função de minha necessidade, julgo ser o mais prático e eficiente para a execução do intento. O alimento é fornecido internamente a cada colônia onde se tem o controle efetivo e se acompanha visualmente o consumo sem ter a necessidade de abrir a caixa e expor a colônia ao estresse e aos predadores naturais.

Enviar post por email Enviar post por email
This entry was posted in Assuntos Gerais and tagged , . Bookmark the permalink.

3 Responses to ALIMENTADOR PARA ABELHAS SEM FERRÃO

  1. Francisco Mello says:

    Olá, senhor Menezes. Estava navegando pela net e me deparei com o site do senhor, e como lido com jandaíras há um bom tempo achei o seu blog perfeito em termos estéticos, com fotos fantásticas, e as postagens são bem interessantes.
    Já havia visto o senhor em outros sites, em outros tempos passados, sobre meliponicultura e em reportagens dando conta da criação de jandaíras. Portanto sempre que possível irei visitar o seu site se o senhor me permite, assim como gostaria de colocar um link em meu blog para divulgá-lo na internet. Quer dizer, se o senhor me permitir assim fazê-lo.
    Será uma honra colocar em meu blog um link de um meliponário que traz o nome do Monsenhor Bruening, pois através de seu livro me entusiasmei ainda mais na criação das ditas abelhas, sendo um exemplo de criador e pároco. Como também será uma honra ter sempre à vista a experiência de um meliponicultor através de seu site.
    Quanto ao alimentador, com certeza é uma medida importante a ser tomada como forma de robustecer as colônias, principalmente depois das divisões.
    Nós desenvolvemos um alimentador externo/interno um pouco diferente e que se mostra bem eficiente, tal qual o que o senhor apresenta, e talvez um dia eu o coloque em meu blog em forma de postagem.
    Um abraço e boas festas de fim de ano ao senhor e sua família, caso não mais nos comuniquemos esse ano. Fco. Mello

    • paulomenezes says:

      Olá Mesquita. É um prazer receber sua visita em meu blog, como também uma honra constar no link do seu blog. Aproveito a oportunidade para pedir sua autorização para constar o link seu no meu blog. Que o Natal e o Ano Novo seja repleto de felicidades para você e seus familares são nossos votos.
      Um abraço.
      Paulo Menezes

  2. Francisco Mello says:

    Olá de novo senhor Menezes. Obrigado por me autorizar a colocar um link ligando o seu blog, em meu blog, pois geralmente esse expediente é comum entre blogueiros que vivem divulgando uns aos outros, e até de certa forma é um caminho natural entre os blogs essas interligações através de links e banners.
    Atualmente estou mais atuante nesse blog afeito ao ambientalismo http://www.verdenomundo.com.br e é lá que pretendo inserir o link, deixando para inserir o link do seu blog em um futuro próximo em outro blog que tenho há mais tempo e que tem a ver diretamente com meliponicultura, e não o faço no momento porque dá mais trabalho em reconfigurar novamente o adsense no mesmo formado e cor e terei que ter um tempo disponível para efetuar esse processo. Mas minha intenção no blog “verde no mundo” é colocar links de blogs que de alguma maneira estão inseridos na questão do meio ambiente e que de preferência tenham alguma experiência em algum setor correlato ao tema, como é o caso do blog do senhor. A intenção seria formar uma espécie de “Távola Redonda” entre amigos blogueiros, trocando as mais diversas informações de cada área de atuação, mas que no tocante acabem se dirigindo de alguma forma à natureza, sendo vista e “trabalhada” das mais diversas formas. No mais um abraço e espero que consigamos formar uma boa rede de amigos, que no caso do senhor a tenho como concreta. Um abraço.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>